quarta-feira, 24 de outubro de 2018

eleições 2018

atualmente estamos no segundo turno das eleições do ano de 2018.
no primeiro turno, as pessoas deveriam votar em 6 representantes para os seguinte cargos: presidente, 2 senadores, deputado federal, deputado estadual e governador.
atualmente quem disputa o cargo de presidente da república no segundo turno são: Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).
muitas pessoas apoiam o Bolsonaro e muitas pessoas o repudiam, da mesma forma com Haddad.
há também os que não gostam do Bolsonaro e nem do Haddad, mas preferem votar no Haddad pq "ele é menos pior".
se vc está em dúvida em quem votar ou não gosta de nenhum dois dois, eu te recomendo a primeiramente "perder" alguns minutos do seu dia fazendo uma pesquisa séria (e sem essa de ficar de birra com o candidato) e aprender mais sobre o candidato: partido, plano de governo, histórico político e ideologias.
muito cuidado com as fake news (notícias falsas), pesquise mesmo e assista vídeos.
mas se ainda sim na sua concepção vc concluir q nenhum dos dois tem capacidade para exercer o cargo, e não merecem o seu voto, utilize o voto branco ou nulo.
sabe aquela expressão "deu um branco"? Pois é, isso quer dizer q vc esqueceu de algo, ou seja, NÃO SABE, não se lembra.
se vc não sabe em quem votar, utilize o voto em branco.
para votar em branco aperte a tecla branca da urna eletrônica e em seguida aperte a tecla "confirma".


então vc pesquisou e decidiu q não gosta de nenhum dos dois candidatos e quer jogar o seu voto no lixo; então utilize o voto nulo.
para votar nulo digite algum número q não seja de nenhum candidato e verifique na tela da urna se ele realmente não pertence a nenhum candidato; logo após aperte a tecla "confirma".


lembrando que nenhum desses dois tipos de votos influenciam diretamente no resultado final da eleição, eles são apenas para fins estatísticos, ou seja, para mostrar quantas pessoas não sabem e quantas não quiseram votar em ninguém.
não se esqueça, exerça a sua democracia e vote consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário