quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

espiritual

Hubble Ultra Deep Field

estou com muita fome e calor, odeio os dois.
hj fui para a academia depois de 2 semanas sem ir, quase morri de tanto fazer esforço.
este post é o q penso sobre o espiritual, ele está longo mas ao msm tempo curto.
há diversas perguntas, achismos e teorias.
quero acrescentar muito mais coisas, mas por enquanto é isso q me veio na mente.

a pergunta que mais me intriga (além do q existe depois da morte) é se existe algum deus assim como a Bíblia cristã descreve.
já acreditei em deus, mas hoje me encontro no chamado "em cima do muro", o q é um termo bem merda na minha opinião.
para mim, a diferença entre o ateísmo e o agnosticismo está no simples fato da prova.
enquanto um ateu afirma que deus não existe, o agnóstico apenas diz que deus pode ou nãexistir.
um ateu formula, afirma e tenta provar com argumentos que deus (e nem nada do mundo espiritual) existe.
já um agnóstico diz q é praticamente impossível para um ser humano provar a existência ou inexistência deus (e nem nada do mundo espiritual).
acho q sou um agnóstico.
é tão difícil afirmar algo, mas vamos tomar como exemplo o deus cristão.
a Bíblia cristã descreve deus como sendo onipotente, onipresente e onisciente.

onipotenteisso significa q deus tem poder absoluto para fazer qualquer coisa q ele quiser.

onipresente: deus pode estar em todos os lugares do Universo ao msm tempo.

onisciente: deus sabe de absolutamente tudo.

em outras palavras se o deus cristão existe, ele é foda pra caralho, criador do Universo e de tudo o q nele há.
deus te criou, vc é simplesmente um merda minúsculo neste espaço infinito q abriga o Universo, então como vc tem a ousadia de dizer q ele não existe?
o problema é provar q ele não existe é praticamente impossível.
muitos tentarão desafiar o deus cristão e quando não obterem uma "resposta" vão dizer q isso é a prova de sua inexistência.
já fui ateu, no começo eu era o chamado "ateu Toddynho" que faz a piada do "sou ateu graças a deus" na qual ninguém mais acha graça.
em outras palavras, se o deus cristão existe, ele é tão foda e vc é tão merda q pra vc é impossível provar a inexistência dele.
e quando eu digo provar é pra valer msm, prova concreta.
atualmente, a única certeza da vida é a morte, por isso é preciso ter muito cuidado ao afirmar alguma coisa.
para um ser humano provar a existência ou inexistência de  um deus é praticamente impossível.
essa questão da prova filosófica é muito mais complexa.
mas vou me ater ao básico.
talvez deus não seja um velho barbudo q te manda pro Inferno só pq vc não vai na igreja, e sim a força máxima do Universo.



eu acredito q a gravidade existe (se vc não acredita então solte algo de uma ponte e veja vc msm o q acontece).
a gravidade é o resultado da distorção do espaço-tempo causada pela massa de um corpo.
sabemos q a gravidade existe e um pouco de como ela funciona.
o Universo está se expandindo, e o q causou isso foi o chamado Big Bang (Grande Explosão em português).
há mais 13 bilhões de anos atrás (aproximadamente) um único ponto de matéria explodiu violentamente espalhando essa matéria por todo o espaço.
os átomos foram se unindo e formando moléculas q tbm foram se unindo.
a matéria distorcendo o espaço-tempo e se unindo a mais matéria.
a temperatura é muito alta, mas tbm pode ser muito baixa.
não há som, é um eterno silêncio.
há rochas e gases.
o processo de união e formação é igual o SUS (lento).
rocha atraindo rocha em alta temperatura, a atração é cada vez maior.
o tecido do espaço tempo está se envergando, mas rasgá-lo é um desafio.
e onde está deus nisso tudo? Possivelmente ele é a faísca de ignição q fez tudo explodir.
imagine q uma grande bomba exploda na sua frente; o q aconteceria? 
vc seria arremessado por causa da força da explosão para longe (supondo q vc não seja despedaçado).
agora aumente o tamanho dessa bomba em 1.000 vezes, o q aconteceria (ainda supondo q vc não seja despedaçado)?
sim, a explosão seria maior, e consequentemente vc seria arremessado para mais longe.
agora imagine o tamanho da explosão do Big Bang para q msm depois de mais de 13 bilhões de anos ainda existam ecos dessa explosão!
assim como eu já disse, o Universo está se expandindo (é cientificamente comprovado).
logo, há mais de 13 bilhões de anos atrás ele estava muito menor do q é hj.
e o q poderia ter feito o Universo estar em constante expansão? Sim, uma explosão muito antiga.



onde estou querendo chegar? Na possibilidade de deus ser uma força, não um ser.
vou imaginar agora uma chave dourada de 14 centímetros de comprimento por 5 de altura localizada dentro de uma rocha q gira ao redor de uma estrela localizada há 60 bilhões de anos luz daqui.
agora me prove q essa chave não existe; ou então me prove q ela existe.
ah, mas vc acabou de inventar isso.
apenas prove concretamente, me leve lá, abra essa rocha, e me prove.
então deus está tão longe daqui q não posso provar sua existência? Talvez não.
a dificuldade ou impossibilidade em provar algo não anula a existência ou inexistência.
a gravidade em está praticamente todo lugar, até no espaço existe gravidade, mas é tão pouco q ela é chamada de microgravidade.
se deus é uma força ele tbm está em todo o lugar.
a gravidade influencia nossas vidas em diversos aspectos, mas e a força q nós chamamos de deus?
se deus é uma força talvez seja impossível provar a sua existência ou inexistência.


espaço-tempo distorcido pela Terra

me desculpe, estou tendo um pouco de dificuldades em me expressar, é tanta coisa sobre esse assunto.
se deus é só uma força, em qual aspecto ele atua? Apenas no q fez o ponto explodir?
há tantas religiões no mundo, cada uma tem a sua vdd, seu deus, seu diabo, seu paraíso, seu inferno, mas qual está certa?
quer dizer, existe uma religião q é toda ou a maioria verdadeira?
existe uma verdade absoluta?
o cristianismo é a religião com mais seguidores no mundo, mas será a "correta"?
ou será q o cristianismo é composto de apenas algumas meias verdades misturadas com credos antigos?
as religiões tem benefícios e malefícios, muitas ajudam, outras derramam sangue e outras fazem os dois ao msm tempo.
o ser humano é tão solitário, talvez ele tenha criado a imagem de deus para dar um sentido para a sua vida.
mas como explicar o inexplicável? Há tantas experiências, tantos relatos, tantos fatos, tantas visões, o q é vdd? O q é mentira?
o que pode ser considerado deus e o q pode ser explicado por fenômenos complexos?
então eu devo ser cristão só pq a maioria é? E o q me garante q a maioria está correta? E como fica o conceito variável de certo e errado? Então será q existe uma vdd absoluta?
mas espera, certo e errado são conceitos q cada um tem o seu.
logo, para a pessoa x, a religião A está correta e a B está errada. Tudo isso baseado no julgamento individual.
há tantas coisas q para nós tolos mortais são inexplicáveis, nesse caso vc pode aceitar o fato de não ser possível explicar ou pode preencher essa lacuna com qualquer coisa q te pareça lógico ou agradável.
eu erro, eu me confundo, caio em contradição, não sei mais em q acreditar.
são tantos poréns.
já ouvi e assisti alguns relatos de pessoas q foram visitar o inferno (em experiências sobrenaturais) e voltaram para alertar as outras pessoas sobre o quão terrível o lugar é e sobre a importância de ser cristão para obviamente se livrar de ir para lá.
será q é vdd? Eu simplesmente não sei.
prove q é mentira, ou então prove q é vdd, mas prove concretamente.
os conceitos são tão abstratos, é tudo tão vago.
eu deveria ser cristão ou católico? Ou pq não muçulmano? Qual a religião correta? Qual a errada? Qual a diferença?
talvez o melhor ponto de vista q o ser humano pode adquirir é o agnosticismo: questionar tudo, considerar tudo, mas ficar neutro.
vc não deve afirmar q deus não existe e nem q ele existe, pq vc não pode provar concretamente isso (clássico).
eu sempre penso "e se a religião cristã for a correta e todas as outras estiverem erradas?"


existem tantas religiões, mas qual delas representa a vdd e o q devemos seguir?

o q diz a religião x? pq ela é a verdade absoluta? como comprovar?
se deus existe eu tenho tantas perguntas para ele.
se deus existe ele não deve estar preso em doutrinas idiotas de igrejas ignorantes.
não posso afirmar e nem provar que deus existe ou não, a única coisa q posso fazer é ser neutro.
fique à vontade para acreditar no q vc quiser, vc é livre para isso, eu respeito, de vdd.
o meu respeito pela sua crença só termina quando ela é prejudicial para as outras pessoas.
se o deus cristão existe e as coisas foram e são como a Bíblia diz, então pq deus nos criou?
"deus precisava de alguém para o louvar por sua grandeza".
pq? Se deus é onisciente ele já sabia q o homem iria errar e falhar antes msm de o criar.
não se esqueça de se questionar.
não se esqueça de ser crítico.
tem pessoas q dizem q não se deve questionar, q toda religião é sagrada.
fique à vontade.
se deus existe ou existiu, ele nos deu o livre arbítrio, isso significa q somos livres para escolher segui-lo ou não.
mas se vc recusar vc será torturado e queimado por seres horripilantes chamados de demônios (que são anjos q se rebelaram contra deus) para sempre em um lugar chamado inferno.
será? Mas deus não é amor? Pq ele permitiria isso?
eu sei q tudo tem limite.
lembrando q estou falando como se o deus cristão fosse real e se tudo fosse como a Bíblia diz.
talvez existam diversos erros de tradução, equívocos e mudanças de sentido em algumas partes da Bíblia.
vc não acha? Cuidado com a confiança excessiva, afinal ela foi escrita por homens (inspirados por deus) e há muitos anos atrás; além do mais, foram escritos vários pedaços e só muitos anos mais tarde foram reunidos em um único livro.
estou focando mais a religião cristã por ser a mais comum no nosso meio.
mas acho q isso vale para qualquer outra.
talvez o inferno seja um erro de tradução, o inferno é a morte eterna, fim da consciência.
talvez o paraíso (céu) seja real para os seguidores fiéis de deus, e o inferno seja simplesmente morrer e acabar tudo para os q não mereceram.
vc morre e ressuscita para um julgamento, se vc foi um cristão fiel vc vai para o paraíso para toda a eternidade junto com deus, anjos e figuras da Bíblia, caso contrário vc volta a dormir para sempre, sua consciência deixa de existir.
vc consegue imaginar isso?
o inferno é não ir para o paraíso, é não viver para sempre ao lado de deus, é não existir mais.
talvez exista um lago de fogo e enxofre.
mas ele aceita seres humanos?



mas nosso sentimento de raiva quer q acreditemos com toda força q o cara q estuprou, feriu e matou uma criança inocente deve pagar para sempre na outra vida com demônios enfiando uma lança com um arrame farpado laranja de tão quente, no cu desse cara até sair pela boca.
já imaginou 1 ano assim? 10 anos? 100 anos? 1.000 anos? Já imaginou toda a eternidade assim? A roda nunca para de girar, não existe um fim.
será q Jesus realmente existiu? Ele pode ter sido um homem simples q fazia o bem, ou pode ter sido o filho de deus enviado à Terra para trazer a espada.

provavelmente atualizarei este post com mais reflexões se eu lembrar q faltou algo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário