quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

dentista

capitão Howdy jovem e sua mãe prontos para te fazer engolir os dentes.

vc já foi no dentista? O dentista é assim como todos sabem, um profissional q cuida da parte bucal das pessoas.
a primeira vez q eu fui no dentista eu era bem pequeno (deveria ter uns 5 anos), mas fiquei com muito medo e não deixei ele fazer o tratamento completo na minha boca.
depois de uns 13 anos eu fui novamente fazer uma consulta e verificar a minha saúde bucal.
confesso q eu estava com um pouco de medo, não do resultado, mas de ir ao dentista.
foi identificado q tenho a chamada "mordida cruzada anterior" (q é apenas um pequeno desalinhamento no lado esquerdo dos dentes e q não influencia em porra nenhuma) e apenas uma cárie.

cárie (não a minha, é só uma cárie msm)

depois de uma semana eu voltei ao consultório para remover a cárie e fazer uma limpeza nos dentes; foi terrível.
primeiro começou com a limpeza nos dentes.
aquela porra de motorzinho dá um tipo de choque nos dentes, é como se o dentista polisse os seus dentes para remover uma espécie de camada persistente de resíduos de alimentos q permanece msm vc escovando muito bem os seus dentes.
depois de polir meus dentes, era hora de remover a cárie, q pelo que a minha dentista explicou, é uma parte do dente amolecida por causa de um ácido produzido por bactérias. As bactérias produzem esse ácido com base em resíduos de alimentos no dente, é o famoso "não escovar direito os dentes".
há diversos tratamentos; eles dependem do quão merda está o seu dente, no meu caso era literalmente cavar o dente com um motorzinho, depois remover com o auxilio de uma pinça o tecido amolecido pelas cáries e por fim fechar o buraco já limpo com uma substância.
fiz a pergunta clássica: "Vai doer?"
ela respondeu q não, mas eu poderia sentir um desconforto.

— Doutora, será q precisa de uma anestesia?

— Não precisa, vc vai ver q não dói, mas se vc quiser muito eu posso aplicar.

— Hum (pensativo)... 

— Tudo bem então, acho q vou sem msm (eternal repentance); mas se doer muito eu posso levantar a mão para vc parar?

— Pode sim.

— Okay...

ela começou a cavar o meu dente com aquele motorzinho e comecei a sentir um desconforto crescente.
durante esse processo ela jogava alguns pequenos jatos de água no local para auxiliar na perfuração.
perto de terminar o processo de cavar o meu dente ela falou q eu iria sentir um choque.
senti mesmo uma espécie de choque.

— FUUUCK! (gritei na minha mente)

aquilo indicava o fim do processo de cavar o meu dente.
ao chegar na cárie ela me perguntou se eu queria ver como é uma cárie, balancei a cabeça indicando q sim.
ela pegou meus óculos (pra quem não sabe eu uso óculos, mas tirei naquela hora); coloquei eles e então ela colocou uma pequena câmera com luz na minha boca e me mostrou em uma tela como estava o meu dente.
pude ver um buraco no meu dente e dentro havia uma coisa amarelada, era a cárie.
tirei os óculos novamente e então começou a verdadeira tortura; ela pegou uma pinça e começou remover aquela coisa amarelada, q no caso era o tecido amolecido do dente causado pela cárie.
foi uma dor terrível, apesar da dentista ser uma excelente e cuidadosa profissional.
era como se ela estivesse cavando o meu osso, cada raspada do pequeno instrumento no meu dente gerava uma dor de cabeça terrível, não sei explicar ao certo.
acho q ela tbm jogou alguns pequenos jatos de água pra ajudar no processo, o que tbm doía muito.
enquanto ela retirava a cárie, percebi q o meu peito e mãos estavam tremendo muito.
eu poderia simplesmente levantar a mão e pedir uma anestesia, mas o idiota não o fez; que arrependimento.
segurei firme para não chorar.
quando aquilo finalmente acabou, ela jogou mais alguns pequenos jato de água no local e depois me perguntou se doeu.

— Doeu muito. =/

— Ah para vai, não pode ter sido pior do que esperar na recepção!

— Foi pior.


agora o processo era mais tranquilo e indolor (ufa!), ela aplicou no buraco do dente (agora limpo) uma substância que é uma espécie de dente sintético para justamente preencher o tecido q foi retirado, esse processo é chamado de restauração.
após isso acabou e eu fui embora puto, mas depois disso não doeu em nenhum momento (ainda bem, pq se doesse seria outro problema entre o nervo do dente chamado de canal e a substância).
há mais considerações, mas vou deixar pra falar em outro post.
resumo: se algum dia vc for ao dentista remover a sua cárie, exija uma anestesia, pq vai doer pra caralho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário